Como manter o padrão visual
de uma rede de franquia?

A identidade visual está diretamente relacionada ao posicionamento do negócio no mercado, transmitindo seus objetivos e propósitos e fazendo com que o consumidor reconheça facilmente a marca, além de contribuir para a concretização das vendas e fidelização dos clientes.

Porém, manter esse padrão de identidade visual em uma franqueadora é um grande desafio. É preciso entender que, quando uma marca se transforma em franquia, ela rompe fronteiras, passando a ser exibida nos mais diversos lugares do país. E, com a expansão do negócio, a identidade visual ganha ainda mais evidência.

Por esse motivo, é essencial manter a padronização, com uma identidade visual consistente e que seja seguida por todos os franqueados, independentemente da região onde estejam localizados. Assim, o consumidor conseguirá associar a identidade visual à marca em questão, reconhecendo-a sem dificuldades em qualquer lugar do país.

Tendo em vista essa enorme importância, é fundamental que a franqueadora concentre a criação das artes em uma agência de propaganda e já forneça o material pronto e padronizado aos franqueados. Com isso, o desafio de manter a identidade visual em todas as unidades, com cores, conteúdos, imagens e formatos padronizados e já definidos previamente, se torna muito mais simples.

Esse cuidado evita, ainda, que o franqueado exponha a marca de uma forma errada ou publique um material com erros de português ou utilizando imagens sem direitos autorais, o que poderia descredibilizar o negócio.  

Dessa forma, com a padronização dos produtos e concentração em uma única agência, a franquia consegue manter o modelo e a qualidade de todos os materiais impressos e digitais publicados pelos franqueados, independentemente do local onde as unidades estejam instaladas.