Quais as vantagens de
ser um franqueador?

O primeiro passo para entender os ganhos e benefícios de se tornar um franqueador é entender os investimentos que o franqueado precisará fazer. Já no início da operação, o franqueado deverá fazer três investimentos: a taxa de franquia, valor pago para que ele possa utilizar a marca e receber o know-how da franquia, ou seja, ter acesso a toda a experiência construída ao longo dos anos; o capital de instalação, todo o valor que será gasto para montar o negócio, incluindo eletrônicos, móveis e outros itens; e o capital de giro, valor que o franqueado precisará ter para o início do empreendimento, até que o negócio chegue ao faturamento ideal.

O ganho inicial do franqueador será com o pagamento da taxa de franquia. O franqueado deverá pagar esse valor logo no início da operação, para que possa utilizar a marca e colocar em prática todo o conhecimento e experiência repassados pela franquia.

Porém, durante o processo, o franqueado também precisará realizar dois investimentos: os royalties, porcentagem do faturamento da franquia que deverá ser paga mensalmente ao franqueador; e o fundo de propaganda, valor destinado a realização de publicidades da marca.

Sendo assim, ao transformar a marca em uma franquia e expandi-la por todo o país, além de receber a taxa de franquia, o franqueador também contará com o pagamento dos royalties e receberá um valor destinado exclusivamente para a propaganda da marca, diretamente relacionada ao crescimento do negócio.

Além das vantagens financeiras, a possibilidade de expansão do negócio é outro benefício de se tornar um franqueador. Para crescer sem transformar a marca em uma franquia, é necessário investir o próprio capital e receber o retorno financeiro conforme a evolução do negócio. Com isso, a capacidade de expansão fica mais limitada, já que a abertura de mais lojas depende do capital disponível para investimento naquele momento.

Já no modelo de franquia, o crescimento da marca acontece sem que seja necessário fazer o investimento para a abertura de outra loja, tendo em vista que quem investe esse valor é o próprio franqueado. Além de não precisar fazer o investimento, o franqueador ainda receberá o pagamento da taxa de franquia e conseguirá poupar tempo, já que quem será responsável pela administração da unidade será o próprio franqueado.

Outra grande vantagem de transformar o negócio em uma franquia é proteger a marca, evitando possíveis problemas, como a cópia do negócio. O contrato de franquia, estabelecido e acordado entre as partes, protege o segredo da marca e o negócio como um todo, estabelecendo, por exemplo, regras específicas e multas caso haja descumprimento das cláusulas.

Além disso, a Lei de Franquias garante ao franqueador proteção em relação as leis trabalhistas, já que não será estabelecido vínculo empregatício entre o franqueado e seus funcionários e a franqueadora.