Certamente já passou por sua cabeça abrir seu próprio negócio. Geralmente é nesse momento que surge a ideia de investir em franquias. A princípio, essa parece a oportunidade perfeita para deixar a insegurança e o insucesso o mais longe possível. Contudo, tenha cuidado!
Quando for comprar uma franquia, lembre-se de que existem alguns pontos que devem ser averiguados para não ser mais um número na estatística de falência de novas empresas.
Investir em franquias com marcas e produtos qualificados
Antes de mais nada, entrar para o franchising significa fazer parte e usufruir dos benefícios de uma marca consolidada. Desse modo, é possível assegurar mais clientes e comercializar excelentes produtos/serviços. É fundamental que você se certifique de que estes dois pontos são levados a sério pela marca que você decidiu comprar.
Existem muitas franqueadoras que deixam esses aspectos na ambiguidade. Marcas não registradas, modelos de negócios que não foram testados, produtos e/ou serviços suspeitos e, até mesmo, falta de diferenciais competitivos. Frequentemente, você irá encontrar franquias à venda com esses tipos de situações que podem resultar em fracasso. Fuja disso!
Verifique qual o suporte prestado pela franqueadora
Na hora de investir em franquias, você verá que há uma série de promessas de suporte e treinamentos. Sejam visitas regulares à sua unidade, seja acompanhamento de performance, os franqueadores prometem o mundo durante o processo de venda. Logo, esteja atento e repare se essas promessas estão em contrato para que, na prática, você não se decepcione e não coloque o sucesso da sua franquia em risco.
Suporte e apoio total são termos bem subjetivos. Desde já, certifique-se de que o tipo de suporte seja esclarecido e descrito da forma que acontecerá dentro do contrato e da COF. Não tenha medo de questionar o franqueador!
A importância do know how
Com o tempo, você se tornará um especialista no mercado e nos tipos de produtos/serviços que irá comercializar. O tempo de atuação fará você adquirir esse know how. Mas lembre-se que é justamente esse know how transmitido pela franqueadora que torna a franquia um investimento seguro. Por esse motivo, seguir os processos dos manuais de franquia é tão importante.
A soma entre processos e procedimentos bem feitos, marca e produto qualificados mais o esforço do franqueado resultam em uma unidade de sucesso e referência para toda a rede!