A compra de uma franquia elimina algumas tarefas significativas de desenvolvimento de negócios nas quais um empreendedor precisaria investir se estivesse construindo um negócio do zero. Isso oferece grandes vantagens para quem não tem muita experiência em iniciar um negócio.
O empresário Jurandir Sacchi, que atua há 30 anos no mercado de alimentação e fundou a franquia de frango atropelado Gallinacius, listou os principais benefícios de investir no modelo de franquia de alimentação:
1. Você está comprando um plano de negócios comprovado
Ao comprar uma franquia, seja de qual segmento ou marca, você receberá um manual explicando o passo a passo sobre como conduzir cada processo necessário para administrar o negócio. Isso pode incluir tudo, desde como abrir a empresa até como lavar o chão. Este manual comprovado já resolve os problemas que você pode ter que descobrir por conta própria se iniciou um novo negócio.
2. O custo das operações é menor do que em muitos outros negócios
Administrar uma franquia é mais barato do que administrar outros negócios. As franquias têm despesas gerais mais baixas, uma vez que os franqueados geralmente participam das operações do dia a dia, como realizando a gestão e a parte comercial.
3. Escolher a modalidade de franquia que mais se encaixa com você
O que muitas pessoas não sabem é que uma rede de franquias pode ter diversas modalidades disponíveis, como: loja física, dark kitchen (modo apenas de delivery), food truck, quiosque, container, etc. Assim o franqueado tem a oportunidade de escolher o modelo que mais tem a ver com o que ele está procurando, em relação a objetivos, estratégias e orçamento.
4. Muito do marketing é feito para você
Como franqueado, você se beneficia do reconhecimento do nome que vem com o licenciamento de uma marca regional, nacional ou internacional. Alguns franqueadores fornecem fundos adicionais para atividades de marketing ou materiais de marketing.
5. Sua cadeia de suprimentos e sistemas de suporte são construídos
Seu franqueador já fez o trabalho árduo de identificar fornecedores e prestadores de serviços confiáveis e econômicos que fazem o seu negócio funcionar.
“Os franqueadores enxergam os franqueados como grandes parceiros e se preocupam com eles tanto quanto com seus próprios negócios. Muitos clientes vão conhecer a marca por meio de uma unidade franqueada, então há uma grande preocupação em treinar aquele empreendedor para fornecer o melhor produto e atendimento possível, afinal, o franqueado é uma extensão da marca em cada região”, finalizou Jurandir, da franquia Gallinacius.