O modelo de franquias já caiu nas graças do empreendedor brasileiro, muito por conta da rentabilidade e segurança que ele traz.
Pois ter uma franquia oferece uma segurança maior em relação aos empreendimentos comuns. Por exemplo, ela conta com uma estrutura testada e aprovada pelo público. Dessa forma, uma franquia é mais sólida, e por isso, possui menos possibilidade de fechar as portas em pouco tempo.
De acordo com o Sebrae, a mortalidade de uma empresa comum é de 23% nos primeiros dois anos. Já segundo levantamento da ABF, a mortalidade de uma franquia neste mesmo período é de 5%.
Por contar com esta segurança, o modelo de franquias é uma boa opção para investir, mesmo na crise. Primeiro porque o empreendedor começa um negócio já estruturado e com uma marca de renome por trás. Isso impulsiona o novo empreendimento e aumenta a captação de clientes.
Em segundo, o empreendedor pode optar por modelos home office, mais enxutos e baratos, e que ainda possuem uma flexibilidade de horário de trabalho.
Outro ponto importante é que mesmo com a crise e queda na Economia, assim que esta fase passar, os consumidores vão voltar. Ou seja, a tendência é de melhora dos diversos setores que sofreram grande impacto com a pandemia do novo coronavírus.
Sendo assim, o empreendedor que se organizar e identificar uma boa opção no mercado de franquias em 2021 terá a possibilidade de aproveitar a retomada da Economia.
Por fim, é preciso ter em mente que, como dizem alguns especializas, é na crise que surgem as oportunidade. Logo, leve este lema para sua vida, analise bem o mercado no qual irá investir e se programe. Assim, é possível estar preparado para os próximos capítulos.