You are currently viewing 5 dicas para ter sucesso na franquia escolhida

5 dicas para ter sucesso na franquia escolhida

O ramo de franquias costuma ser muito promissor e gerar bons resultados financeiros para o franqueado. Hoje me dia, as franquias são alvo de grandes investimentos e os especialistas asseguram a tendência de crescimento e a segurança dos mais diversos setores do ramo.

Existem vários pontos de análise para escolher a franquia ideal para a realidade financeira de cada empreendedor. Esses pontos vão desde o planejamento monetário até o estudo da concorrência da marca que o franqueado irá se associar por intermédio da franqueadora. Porém, depois da escolha, existem outras questões relevantes que devem ser observadas para que o investimento seja efetivo e os ganhos se tornem reais.

Mais do que análise, existem comportamentos que devem ser colocados em prática para que os resultados sejam promissores e façam valer a pena a deposição do dinheiro naquele negócio.

Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para que você tenha sucesso na franquia já escolhida. Confira!

1. Entenda o funcionamento do negócio

É muito importante que você insira suas estratégias de negócio na sua franquia e promova uma boa gestão. Porém, mais importante do que isso, é saber o que manter no modelo já existente e quais são as táticas pré-estabelecidas pela franquia.

As franquias oferecem suporte de treinamento, e é nesse momento que você deve focar em aprender. Se comporte como um aluno que está sendo instruído do zero, mesmo que você já tenha algum grau de experiência no ramo. Entenda o funcionamento do dia a dia, identifique estratégias, a maneira de colocá-las em prática e, até mesmo depois, sugira formas de melhorá-las. Tenha dedicação!

2. Mantenha o seu processo de amadurecimento

O desenvolvimento pessoal nunca acaba e, menos ainda, o aprimoramento das suas habilidades. Não é porque você já se tornou franqueado, que as suas competências estão no nível máximo. Muito pelo contrário! Na verdade, chegou o momento de você focar no aperfeiçoamento dessas capacidades.

Continue fazendo cursos que são úteis para desenvolver suas atribuições já que, agora passando pelo treinamento, você consegue identificar quais são aquelas mais importantes para serem melhoradas.

Seja humilde com o seu próprio amadurecimento e respeite o seu processo.

3. Estabeleça comunicação e diálogo

O networking é tudo para o sucesso de um negócio. Para isso, é preciso desenvolver boas relações interpessoais no ambiente de trabalho e com outros integrantes da empresa que estão fora dele.

Primeiramente, estabeleça uma boa relação com o seu franqueador, pois deve ser construída uma confiança nas instruções e na troca de experiência ali existente. Você pode ter mais de um instrutor, por isso, estenda sua relação de confiança para todos eles.

Outro ponto importante, é a boa comunicação com outros franqueados e com os demais profissionais que participam do ambiente, seja da sua própria unidade ou da sede da franquia.

4. Construa uma persona de liderança

A sua capacidade de liderar será determinante no sucesso do seu negócio e vai tornar os seus resultados ainda mais promissores.

Deixe de lado a ideia de ser uma chefia rígida, para não subjugar os seus funcionários. Mantenha o espírito de liderança para inspirar e motivar as pessoas que estão ao seu redor. Incentive a equipe e dê espaço para cada um trabalhar confortavelmente.

Busque escutar as opiniões e mostrar que todos tem voz, mesmo que você não coloque uma determinada ideia em prática. A sua função é ser um mediador e tornar a equipe a mais harmônica possível.

5. Se inspire

Por mais que suas ideias sejam originais, tente não se fechar nas suas próprias experiências.

Você pode se espelhar em outras franquias de sucesso e adaptar seu modelo com base em metodologias específicas. Às vezes, estudar um pouco da história de outras franquias e, até mesmo, daquela que você está associado, é um ponto de partida para inovar o seu negócio.

Os aprendizados constantes são importantes e eles costumam vir de pessoas que você se inspira. Essa inspiração pode vir até de integrantes da sua própria equipe ou, quem sabe, do seu líder no trabalho anterior.

Por fim, o importante é você expandir as suas ideias e não se colocar em uma caixa fechada. Mas claro, esteja sempre atento para não perder sua originalidade. Se inspire sempre em quem está em um caminho de sucesso como forma de melhorar as suas ideias.

Deixe um comentário