You are currently viewing 4 vantagens do franchising para o franqueado

4 vantagens do franchising para o franqueado

Como é de se imaginar, a principal vantagem para o franqueado é estar investindo em um modelo de negócio estruturado. Isto é, uma marca que que já obteve sucesso e possui processos de gestão e operação bem-sucedidos.

Com isso, ao invés de começar do zero em tempos de instabilidade financeira, o investimento em uma franquia de sucesso se torna muito mais certeiro para um empreendedor muitas vezes jovem, inexperiente ou apenas receoso em abrir o próprio negócio.

Dessa forma, redes de franquias se tornam opções muito vantajosas para empreendedores dos mais variados perfis, pois abrangem todos os segmentos de mercado. Com isso, o interessado pode entrar em contato com a rede e participar de um processo de seleção. Ao fechar o contrato e investir, estará gerindo uma unidade de uma marca respeitada e de sucesso.

1. Baixo risco

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de dois terços das empresas que abrem no Brasil acabam fechando com menos de dois anos de funcionamento. No franchising, a taxa de fechamento de franquias com até dois anos é de apenas 3%.

Por isso, com uma franquia, o risco do negócio fracassar é muito menor. Afinal, ao comprar uma franquia o investidor não está investindo no escuro, a marca já está consolidada e tem seu espaço no mercado.

2. Custo reduzido

Não é só o franqueador que se beneficia de custos reduzidos. Afinal, os gastos para adquirir uma unidade de franquia geralmente são menores se comparados a iniciar um negócio do zero. Ao invés de ter que gastar com desenvolvimento de estratégias de marketing, pesquisa de mercado e desenvolver a estrutura do zero, o empreendedor apenas compra a concessão dos direitos de uso da marca.

Os custos mensais serão compostos apenas pelos royalties pagos à franqueadora e uma pequena porcentagem para investimento em marketing. Isso faz com que os custos sejam muito menores do que em um negócio próprio (e com mais segurança). Com opções para os mais variados bolsos, o franchising faz com que o sonho de muitas pessoas que sonham em empreender se torne realidade.

3. Questões legais

Ambos franqueadores e franqueados possuem na Lei de Franquias um aporte legal para seu investimento. A legislação determina os principais pontos do acordo e exige questões essenciais para o sucesso de um franqueado, como o treinamento e suporte oferecidos por parte da franqueadora.

Eles são imprescindíveis para que o novo franqueado adquira o know-how necessário para que realize a gestão de sua unidade da melhor forma, seguindo os padrões de qualidade e de funcionamento da empresa. O investidor que aproveita esse momento ao máximo estará recebendo um rico aprendizado e potencializando seu sucesso.

Além disso, o operador de uma unidade de franquia nunca está sozinho. Sempre que precisar, pode acionar o suporte da franqueadora para solucionar eventuais problemas que podem aparecer na sua loja. Afinal, o franqueado tem, contratualmente, a garantia de que receberá ajuda quando necessário.

4. Versatilidade

Além de diferentes valores que você pode encontrar no franchising, a gama de formatos disponíveis também é impressionante. O modelo de franquias oferece diferentes formatos de atuação, desde os mais tradicionais (lojas físicas) até os mais inovadores que vêm surgindo com o processo de digitalização, como dark kitchens e takeaway.