You are currently viewing 8 motivos para transformar o seu negócio em uma franquia

8 motivos para transformar o seu negócio em uma franquia

Franquear é uma excelente forma de efetuar a expansão de seus negócios e consolidar sua marca de forma estruturada, padronizada e com riscos reduzidos. Além disto, uma rede de franquias devidamente formatada permite uma rápida expansão, com baixo investimento.

A seguir as principais razões para você pensar neste processo:

1 – Ganho em escala comercial

Com uma rede de franquias bem implantada e estruturada você terá um volume de compras e demanda por serviços de grande volume. Quanto maior a rede maior será este volume. Isto lhe trará vantagens comerciais e de negociação com melhores preços, condições de pagamento e produtos de melhor qualidade, que impactarão diretamente nos seus serviços e produtos finais, permitindo repassar tais vantagens aos seus clientes, o que não conseguiria permanecendo como uma pequena rede de lojas, ou uma loja única, podendo ser “engolido” pela concorrência.

Além disto, volumes maiores possibilitarão a contratação de novos e melhores fornecedores que eram proibitivos pela baixa escala inicial.

2 – Ganho em escala de marketing

O segundo item para você pensar em transformar seu negócio em franquia, é o fato que terá à sua disposição um fundo financeiro para desenvolver campanhas e ações de marketing, que não conseguiria se estivesse atuando sozinho. O fundo lhe permitirá contratar mídias de valores maiores, contratar agências de publicidade com profissionais talentosos e assessoria de imprensa, por exemplo.

Além disto a rede atuando em diversos mercados irá conquistar novos públicos que não atingiria, ficando isolado numa única região.

Cada unidade aberta lhe trará visibilidade e exposição da marca, dando credibilidade e aderência.
Nos dias atuais, a rede de franquias atua e vem de encontro ao conceito de comunidades tão bem trabalhada pela mídia social.

3 – Crescimento estruturado com baixo investimento e risco

O sistema de franquias lhe permite ampliar seus negócios com terceiros (os franqueados) sem os passivos trabalhistas e fiscais. A relação franquia/franqueador não é caracterizada na Lei de Franquias como relação trabalhista, mesmo com o franqueador exigindo padrões e determinando regras. O risco é pulverizado entre todos pela independência jurídica e fiscal entre as partes. O investimento fica praticamente todo pelo Franqueado. Além disto, a consolidação de uma rede conquista mercados e impõe barreiras a novos entrantes.

4 – Melhores opções no enquadramento fiscal

Sendo cada franquia uma unidade autônoma, no âmbito fiscal independente da franqueadora pois é outra pessoa jurídica, as franquias podem se valer das vantagens fiscais do enquadramento no simples. Ponto muito importante para transformar seu negócio em franquia.

5 – Comunicação mais ágil, com menos ruído e mais eficiente

Cada franquia operada pelo “dono”, que investiu e busca resultados reais, tem uma dinâmica muito melhor do que filiais administradas por gerentes contratos, que na pratica não tem um envolvimento do nível do franqueado.

É muito mais comum um gerente contratado “esconder” erros de sua gestão do que o franqueado, que tem interesse real no sucesso do empreendimento. Assim a comunicação é mais transparente, objetiva e os erros mais facilmente identificados.

A presença do franqueado proprietário em cada franquia facilita a gestão à distância de redes grandes

6 – Melhoria nos resultados das empresas próprias da franqueadora e suas filiais

Com advento da franquia, o ganho em escala comercial e de marketing trarão frutos consistentes também para as unidades próprias, que se valerão dos benefícios para toda a rede.

Imprime maior poder de força e eficiência nos negócios, já que o franqueador se foca no core business do negócio e deixa a gestão e operação da loja para os franqueados.

7 – “Nós” é melhor que “eu”

Mais um importante motivo para virar a chave e transformar seu negócio em franquia: franquias inteligentes, que escolhem bem seus franqueados, terão um grande benefício de trabalhar em grupo. Conselho de Franqueados, reuniões em grupo por exemplo, permitirão a troca de experiência e conhecimentos enriquecidos pela participação de todos, com soluções melhores para toda a rede.

8 – Franquia é um novo nicho de negócio, com ganhos adicionais

Com um sistema de franquia implantado, a empresa matriz terá receitas adicionais significativas para os proprietários da marca, atuando num novo nicho de negócio.

Independente se for uma franquia de serviços ou produtos, franquear é prestar serviços, em especial de treinamento e suporte, além da cessão do uso da marca, através dos royalties. Isto trará ganhos adicionais.

Deixe um comentário