Apesar das diferenças entre as áreas de atuação de uma equipe de contabilidade e marketing, os dois setores podem ajudar a impulsionar ou prejudicar o desempenho de uma empresa. Quando se trata do sistema de franchising, as unidades franqueadas demandam um suporte que vai além do setor de atuação e engloba também o modelo de negócio. Se alinhadas com as especificidades que uma franquia requer, esses departamentos são grandes aliados para o crescimento da marca.
Quando se trata da estrutura das equipes, ou seja do da combinação de profissionais que será montada, ela pode ser a mesma que é contratada em empresas convencionais, mas o conhecimento dos profissionais selecionados deve ser direcionado para o franchising. É importante que eles conheçam a estrutura de uma franquia, a relação do franqueador com as unidades franqueadas e as principais determinações legais que definem o que pode ou não ser feito por cada uma das partes.
Veja abaixo alguns itens que a equipe de marketing e de contabilidade precisam estar atentas:
Marketing
- Criação de materiais compatíveis com páginas dos franqueados e franqueador, caso a franquia faça essa distinção;
- Padronização de logo, paleta de cores, tipografia e imagens usadas;
- Ficar atento a possíveis tentativas de plágio e imitação de conteúdos divulgados pelo franqueador.
Contabilidade
- Revisão de contratos de acordo com a Lei de Franquia;
- Monitoramento dos lucros de cada unidade e dos pagamentos realizados pelos franqueados;
- Organização das finanças da franquia para que ela continue rentável e atrativa para novos investidores.
A melhor forma de encontrar os profissionais adequados é procurando o serviço de empresas especializadas ou deixando claro as necessidades do cargo ao divulgar a vaga em plataformas de trabalho.