You are currently viewing Franquias com unidades móveis: saiba o que são e como investir

Franquias com unidades móveis: saiba o que são e como investir

As franquias de unidades móveis são franquias que não se estabelecem em locais fixos como uma loja ou quiosque. Assim, hoje indicaremos o que são estas franquias e como investir nelas e obter sucesso.

Este modelo de negócio está cada vez mais frequente no mercado, e conta com as facilidades oferecidas pela franqueadora, além de poder atuar em espaços públicos e privados. As unidades móveis possuem praticidade nas operações e redução de custos de manutenção e funcionamento, que se tornam a escolha principal para empreendedores que buscam a redução dos custos em investimento inicial.

O que são franquias com unidade móveis?

As franquias com unidades móveis são negócios que não possuem local fixo para implantação. Foram inspiradas pelos food trucks, que vendem alimentos.

Os food trucks surgiram nos Estados Unidos no século XIX, onde uma carroça que possuía rodas de madeira era utilizada para transportar e vender café, feijão e outros produtos plantados nas fazendas.

No Brasil, o início das unidades móveis ocorreu com o trabalho dos caixeiros viajantes, que iam até às cidades maiores, realizavam compras e as vendiam em pequenos lugarejos. Não muito tempo atrás, o serviço se modernizou com a oferta de doces e sorvetes vendidas em caminhões.

Quem não lembra do caminhão de sorvete e doce passando no bairro e fazendo as vendas? Então, as crianças ficavam correndo atrás do caminhão para ver se ganhavam algum doce.

Atualmente, as unidades móveis são mais utilizadas para a venda de lanches, cachorro-quente e bebidas, mas a utilização também ocorre em prestadores de serviços como: banho e tosa de pets, conserto de celulares, venda e entrega de água engarrafada, além de muitas outras opções de serviços oferecidos.

Como investir em uma franquia de unidade móvel?

A primeira questão para realizar investimentos em um formato de franquia de unidade móvel, é preciso que você, enquanto empreendedor, faça uma pesquisa detalhada de quais franquias oferecem este modelo de negócio, e escolher o segmento que você mais se identifica.

Sendo assim, a partir disso, o processo de franqueamento é o mesmo de qualquer outra franquia:

• Entrar em contato com a franqueadora;

• Receber a COF (Circular de Oferta de Franquia) com todas as informações sobre este formato;

• Realizar entrevista com a franqueadora;

• Fechar o contrato de franquia, e começar a se organizar para entrar em atividade.

Além disso, não esqueça que, normalmente, é necessário fazer adaptação de um veículo para implantar a franquia, e obter a regularização no Detran de sua cidade, para atuar.

Quais são as principais vantagens de se ter uma franquia de unidade móvel?

Qualquer modelo de negócio possui as suas vantagens e desvantagens, ademais, neste caso em específico não é diferente.

Para as franqueadoras

• Pode atuar em grandes e pequenas cidades: oferecendo ao franqueado uma opção de negócio com baixo custo, de fácil instalação e grande acesso de clientes;

• É altamente rentável: utilizando vans e trailers causa atração em pessoas interessadas em franquias de baixo custo em manutenção.

Para os franqueados

• Reduzido custo de instalação: não há necessidade de investir em locação, IPTU, o funcionamento pode ocorrer em pouco tempo;

• Acessibilidade: o negócio se torna mais acessíveis para os clientes, o que gera maior interesse pelos consumidores;

• Mobilidade: pela sua mobilidade, pode alcançar diferentes consumidores, além de estar presente onde o público está.

Quais são as principais desvantagens de se ter uma franquia de unidade móvel?

Então, entre as principais desvantagens de se operar com uma unidade móvel tem-se:

• Custos de manutenção da unidade móveis: quanto maior for a unidade, maior é o gasto de manutenção, que deve ser realizada com maior frequência, tendo em vista a carga transportada. Além disso, é preciso gastar com combustível;

• Obter a permissão para circular na cidade: é preciso obter permissão para utilizar os espaços públicos, bem como junto aos órgãos de trânsito. Assim, o órgão que determina as normas de atuação é a Anvisa;

• Depende de fatores climáticos: em dias de chuva o movimento é reduzido, e as vendas também reduzem, em contrapartida, em dias de sol, a rentabilidade pode ser aumentada e muitas vezes compensa os dias chuvosos;

• Existência de rotina nos processos: neste tipo de franquia, o franqueado é o que põe a mão na massa, tem horários diferenciados como: noite, sábado e domingo.

Mesmo com as vantagens e desvantagens, as franquias de unidades móveis se tornam atrativas para empreendedores.