You are currently viewing Vale a pena ter uma franquia de vending machine?

Vale a pena ter uma franquia de vending machine?

O sistema de vending machine está despontando como sendo uma boa opção de negócio, uma vez que não exige a presença do empreendedor em tempo integral na venda. Por isso nós vamos indicar como funciona uma franquia de vending machine e se vale a pena investir.

O que é uma franquia vending machine?

É uma franquia que oferece produtos em máquinas que funcionam de forma automática, onde o próprio cliente opera e adquire seus produtos. Os produtos vão desde bebidas, cafés, salgadinhos, livros, acessórios para celulares, lavagem e secagem e roupas, entre tantas outras opções.

Como funciona uma vending machine?

As máquinas oferecem os produtos de maneira automatizada, sendo assemelhadas aos freezers verticais. Assim, tudo que se vende aparece na vitrine da máquina, com uma combinação de letras e números além do preço de cada um.

Dessa forma, o cliente escolhe o que deseja comprar e também a maneira de pagamento, aciona alguns botões e o produto é entregue de forma automática. Sem a presença de um colaborador!

Veja então o que é necessário para a compra:

Teclado

O teclado registra as seleções realizadas pelos clientes e envia a informação para um computador. Entre elas estão os códigos dos produtos, as formas de pagamentos e a liberação dos itens.

Pagamento

Antigamente, as máquinas aceitavam somente pagamento utilizando notas ou moedas. Mas, atualmente, há a possibilidade de utilizar cartões de débito, crédito e Pix por QR Code.

Assim, a máquina copia os dados, criptografa e repassa as informações para o computador. Este por sua vez, envia ao processador de cartão, que através de um data center, faz o débito ou efetiva o Pix, e aprova a transação.

Produtos

Os produtos são controlados por bobinas onde, ao ser efetivada a transação, libera o produto ao cliente. Em alguns casos, no lugar de bobinas, existem os chamados “braços mecânicos”, que pegam o produto e colocam na bandeja, para o cliente retirar.

Bandeja

A cada produto vendido, uma linha de raios infravermelhos é acionada. Assim, avisa que o produto chegou até a bandeja. Essa linha de raios sinaliza que a venda foi realizada com sucesso.

Porém, se a transação do pagamento for aprovada, mas a bandeja não acender os raios infravermelhos, a bobina gira de novo, para entregar o produto.

Quais são as vantagens de uma franquia vending machine?

Entre as principais vantagens de se investir em uma franquia vending machine tem-se:

• O funcionamento é muito prático e intuitivo: os clientes têm autonomia de escolher o produto e não enfrentar filas para realizar o pagamento;

• Não há necessidade de locar espaço para a instalação da unidade franqueada: uma vez que ela funcionará no formato store in store, ou seja, onde tem grande circulação de pessoas, universidades, shoppings, lojas de doces, confeitarias e, inclusive, em eventos;

• O setor de franquias neste segmento está em amplo crescimento e a tendência é que aumente cada vez mais;

• O franqueado fará a locação de suas máquinas automatizadas em outros espaços, tendo o serviço de fazer a manutenção das mesmas e a reposição dos produtos, se for o caso. Ainda, você pode locar um espaço dentro de outro estabelecimento, em que se tornará responsável pela manutenção da máquina e recarga dos produtos vendidos;

• Oferece uma grande variedade de produtos, aumentando, assim, a lucratividade.

Vale a pena adquirir uma franquia no formato vending machine?

Para adquirir uma franquia neste formato de atividade, é preciso avaliar onde as máquinas podem ser colocadas, além de saber os produtos que podem ser comercializados.

Para isso, é preciso fazer um estudo de mercado para avaliar quais produtos terão mais comercialização, bem como, os locais onde podem ser instalados.

Saiba que o retorno deste formato de franquia, tende a ser bastante rentável, mas o investimento inicial também poderá ser alto.

Faça uma previsão sobre as vendas utilizando este formato de franquia, que será de grande utilidade para tomar as decisões, bem como ajudar na escolha de uma franquia que ofereça produtos que tenham venda no seu mercado consumidor.

Por fim, a tendência deste modelo de franquia é de ser vantajoso e muito rentável. Mas não esqueça de avaliar a sua disponibilidade para controlar as máquinas, e o tempo necessário para reposição dos produtos. Pois de nada adianta colocar as máquinas e não ter os produtos para a comercialização no tempo certo.